sábado, 23 de maio de 2020

Dicas financeiras para casais

Um dos maiores problemas dos casais recém casados é saber como administrar o dinheiro do casal e separar o individual do conjugal.

Não é fácil criar uma rotina de planejamento e controle financeiro, mas calma. Aqui no blog tem várias dicas legais que facilitam.

Ai vai algumas delas:

- O primeiro de todos é o diálogo aberto sobre as finanças pois é essencial para um bom relacionamento e controle financeiro.

- Utilize uma planilha financeira para registrar todas as entradas e saídas individuais e uma planilha para a casa em conjunto, quanto mais completa melhor! Em casos de dívidas elabore um cronograma para quitação.

- Da mesma forma que a planilha, tenha contas bancárias individuais e abra uma conta em conjunto para o casal controlar as metas comuns e também para controle das despesas e entradas mensais de cada um.

- Divida as despesas da casa proporcionalmente com o salário de cada um e transfira a quantidade mensal para a conta em conjunto para depois pagar as contas da casa e também atingir os objetivos comuns. Reserva 50% para quitar as obrigações (financiamentos; empréstimos; aluguel; água; luz; internet; impostos e outros)

- Após contas quitadas crie objetivos e metas comuns a curto e longo prazo, definindo a quantia que cada um irá se comprometer para realiza-los juntos. Tente poupar 15%.

- Depois de quitadas as contas da casa e meta em conjunto transferido para conta conjunta, crie também os objetivos e metas individuais a curto e longo prazo, definindo a quantia que cada um irá se comprometer para realiza-los, essas metas serão livres para gastar com o que cada um quiser, desde que não comprometa o orçamento familiar. Deixe 20% para despesas pessoais, lazer e saúde e tente poupar 15% para as metas pessoais.

- Economize no dia a dia e tente evitar dívidas, comprometer mais de 20% da renda com créditos é inviável. Cuidado!

- Dediquem tempo para o lazer e saúde, controlar e planejar as finanças é importante, mas com ponderação para não ficar chato, se programem e usem um pouco daquele dinheiro reservado para despesas pessoais para se divertirem.

- E por fim, não tenham segredos financeiros entre si, novamente afirmo... o diálogo é essencial, evita futuros desentendimentos. Sejam compreensivos com as necessidades de cada um!

Obs: os percentuais são um exemplo, é importante se adequar conforme a necessidade.

Segue abaixo um pequeno exemplo sobre os valores citados no post do casal para melhor entendimento:

Salário pessoa 1 : 2000,00
50% despesas com a casa: financiamentos, reformas, água, luz, mercado etc. = 1000,00
20% gastos pessoais , lazer e saúde ( sair, comida pronta, dentista, unimed, roupas, maquiagens, salão) = 400,00
15% metas pessoais  (trocar celular, comprar alguma coisa) = 300,00
15% metas em conjunto (reforma da casa, viagem, trocar carro/moto etc.) = 300,00

Salário pessoa 2: 2500,00
50% despesas com a casa: financiamentos, reformas, água, luz, mercado etc. = 1150,00
20% gastos pessoais , lazer e saúde ( sair, comida pronta, dentista, unimed, roupas, maquiagens, salão) = 460,00
15% metas pessoais  (trocar celular, comprar alguma coisa) = 345,00
15% metas em conjunto (reforma da casa, viagem, trocar carro/moto etc.) = 345,00

E ai? Bora começar a seguir todas essas dicas?

Não esqueçam de seguir o instagram @umamorchamadocasa :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário