quarta-feira, 15 de julho de 2020

• ESTILOS DE DECORAÇÃO •

Existem uma infinidade de estilos de decoração, que ao longo da história foram surgindo ou se aprimorando. Na hora de escolher ficamos na dúvida, qual escolher? Vou falar de mareira simplificada aqui no post de apenas alguns estilos que eu mais gosto e que estão em alta agora em 2020/2021, dessa forma fica mais fácil entender um pouco sobre cada um deles e suas principais características, para poder escolher qual utilizar.


Estilo Industrial
Tons de cinza e preto, cimento queimado, canos e eletrocalhas expostos, iluminação com trilhos, muito ferro (portas, prateleiras, corrimões) essas são algumas das principais características desse estilo que lembra barracões industriais e misturam com sofisticação e modernidade. Os ambientes costumam ser integrados sem tantas divisórias. 
Nesse estilo vai muito bem misturar o rústico, com peças de madeira e tijolinhos como revestimento de alguma parede.
Fonte das fotos: Pinterest

Estilo Minimalista
Sobriedade, simplicidade, modernidade. Nesse estilo quase não existem objetos de pura decoração, todos tem sua devida função e decoram como segundo plano. Tons como branco e cinza e possuem intuito de transmitir paz e tranquilidade.
Fonte das fotos: Pinterest

Estilo Escandinavo 
Tem como objetivo um ambiente clean, com cores pasteis e neutras e sóbrias, como branco, bege, nude e off-white transmitindo simplicidade e conforto. Nesse estilo os objetos de decoração são plantas, objetos de madeira, lã, algodão e pedras. Almofadas são muito comuns. 
Fonte das fotos: Pinterest

Estilo Rústico 
A base desse estilo é a madeira, não apenas em móveis, mais também em vigas de coberturas, piso e revestimentos retratando madeira. Podem ser utilizados madeira de demolição ou polidas. 
Os tijolinhos de demolição também são a cara do estilo rústico, hoje os briques cimentícios imitam muito bem os tijolinhos e dão um charme para o ambiente. Mesas e bancos de madeira pesada se encaixam muito bem nesse tipo de decoração.

Os objetos de decoração que transmitem a natureza, como plantas, pedras, madeira, bambu, vasos de barro, detalhes de ferro, linho e juta são essenciais para compor o ambiente.Vidro, acrílico e inox não fazem muito o estilo. Cuidado na hora de usá-los.


Fonte das fotos: Pinterest

Estilo Vintage
Utiliza peças antigas, aqueles originais de época, sem adaptações e alterações. Ou seja, quanto mais antigo mais valioso, essa é a sua essência. Esse estilo é cheio de charme e romantismo.
Para não tornar o ambiente totalmente antigo ou então temático a ideia é misturar estilos modernos com o vintage, criando um equilíbrio entre os dois. 
Fonte das fotos: Pinterest

Estilo Retrô
No estilo retrô diferente do vintage, as peças de decoração são uma releitura e adaptação das peças antigas, geralmente possuem pés em diagonal, são móveis mais baixos e alongados. Possui cores dos anos 80 como vermelho, verde, azul, preto e também para um ambiente mais clean cinza e branco.
Fonte das fotos: Pinterest


Estilo Colonial
Esse estilo lembra as fazendas de antigamente retratando as colunas e portas bem desenhadas!
Fonte das fotos: Pinterest 

Estilo BOHO
Uma mistura de tecidos, texturas e cores. Fazendo desse estilo super especial e surpreendente. Ele é uma mistura de vários estilos. Podendo contemplar o hippie, o étnico, o boêmio, o folk, o vintage, o punk, o romântico e então fica totalmente diferente. Essa decoração busca muito estilo e conforto.
Fonte das fotos: Pinterest 

Estilo FarmHouse 
Um Rústico moderno, que mistura cores claras com madeira e plantas. Estilo muito atual que transmite elegancia e simplicidade. Também retrata um ar de fazendas, transmite muita paz, claridade e contato com a natureza. Pode-se dizer que é uma mistura entre o rústico e o minimalista. Pode ser usado com toques do estilo industrial.

Fonte das fotos: Pinterest 

Estilo Clean 
Pode misturar os estilos?
Sim, é claro! Seria quase impossível utilizar um só critério de decoração na casa toda, e eu mesma gosto muito de vários estilos e não consigo utilizar somente um. Porém, é legal buscar alguma referência, fazer um desejo, um projeto, para ver se realmente as misturas utilizadas irão ficar legal e da maneira esperada. 
Muitas decorações misturam Industrial e Rústico, Industrial e Minimalista, Rústico e Retrô ou Vintage, Industrial, Rústico e Retrô. Tudo depende da proporção de cada estilo. 
Cada estilo tem sua essência, sua base, mas nada impede de utilizá-lo em menor ou maior quantidade dentro do ambiente. 

Gostou do post? Não deixe de me seguir no Instagram @umamorchamadocasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário